Infelizmente ainda vimos em muitas empresas, líderes e gestores cometendo pecados clássicos com as suas equipes.
Você conhece quais são estes pecados da LIDERANÇA?
Alguns pecados dos líderes e gestores estão atrelados ao perfil comportamental e outros podem ser por carência no desenvolvimento da arte de liderar pessoas.
Então, lhe convido a conhecer agora estes pecados:
- Ser agente desmotivador: pior que não motivar a sua equipe, é desmotivá-la com as suas atitudes e comportamentos. Ex.: dar um feedback arrasador, que ajuda deixar mais baixa a autoestima do seu colaborador. Motivar a equipe é uma das funções da Liderança Inspiradora.
- Síndrome do holofote: é aquela liderança que recebe todos os “louros”, em outras palavras, são os elogios e aplausos, referente ao sucesso do novo projeto e ou as vendas expressivas do produto “x”. E para por aí mesmo, ou seja, o líder ou gestor não divide este momento de glória e nem faz menção, não comunica a sua equipe. Podemos dizer que é um estilo de liderança egocêntrica.
- Comunicação Opaca: a liderança se comunica de maneira turva, nebulosa, sem transparência com a sua equipe. É uma comunicação defeituosa, com muitos ruídos, isto é, a informação não chega até os integrantes da equipe ou às vezes de uma forma mascarada. E ainda o líder ouve pouco, praticamente nada a sua equipe. Com este comportamento, a equipe fica insegura e acaba interferindo no desempenho da mesma. Podemos dizer também, que é uma comunicação de uma via, de um sentido únido – Líder para Liderado.
- Líder de bancada: é aquela liderança que fica somente atrás da mesa, do balcão. A sua postura é somente de acompanhar e ver relatórios de desempenho, tipo de quantidade de produção diária ou volume de vendas diária. Em momento algum, orienta, apoia a sua equipe, ele está ali só para cobrar resultados e nada mais. Em muitos casos, é recomendado o líder colocar a “mão na massa” para dar o exemplo e inspirar a sua equipe para alcançar resultados melhores.
- Visão estreita: essa liderança enxerga pouco, faz apenas distribuir e exigir a execução das tarefas, sendo às vezes impondo que faça do seu jeito. Desempenha um papel medíocre de líder com esta visão limitada. Muito pelo o contrário, do que o verdadeiro líder inspirador de equipe deva fazer, além de querer resultados, tais como: apoiar, acompanhar, conduzir, incentivar e criar oportunidades para o crescimento e desenvolvimento da sua equipe.
E para você líder ou gestor fez sentido para você?
Saiba que para eliminar estes pecados, tem solução. São necessários pelo menos 2 passos:
Primeiro o líder ou gestor necessita tomar consciência e perceber que precisa modificar a sua forma de liderar a sua equipe.
E segundo, o líder precisa se reciclar e se desenvolver mais, para conseguir ter melhor desempenho nos resultados juntamente com a sua equipe. E talvez, quem sabe, uma boa dica seria passar por uma combinação de processo de coaching + treinamento vivencial.
Então, agregou para você este conteúdo? Deixe o seu comentário.
Assine o nosso blog e consulte os nossos serviços.
Um grande abraço virtual,
Daniel Batista