É claro que sim. Mas o que vem a ser estado de Flow, afinal? Qual é a sua origem? Quais são as suas características?
O estado de flow, nasceu da teoria, do estudo desenvolvido cientificamente pelo cofundador da psicologia positiva – Mihaly Csikszentmihalyi. Inicialmente a teoria do Flow desenvolvida pelo o psicólogo Mihaly teve base, através da observação de escultores e artistas plásticos durante o processo de criação das suas obras. Posteriormente, Mihaly expandiu suas pesquisas de campo para em outras áreas como música, esportes, educação e entre outras.
Para ele, Mihaly, a preferência do modelo de Flow deveria ser aplicado inicialmente nos ambientes escolares e do trabalho, pois estes dois ambientes, são onde as pessoas passam uma boa parte do tempo das suas vidas. E também, pelas as mesmas sentirem com muita frequência de um modo geral os estados de tédio e ansiedade, o que afetam profundamente a experiência da qualidade de vida.
O conceito de Flow, ou estado de fluxo ou experiência de fluxo, se entende como experiências ótimas vivenciadas e sentidas plenamente no momento presente, quando a mente e o corpo estão em perfeita sintonia. Flow, cuja palavra é origem da língua inglesa, já no Brasil muitos pesquisadores amantes da Psicologia Positiva adotaram como a palavra Fluir ou Fluxo.
Para Helder Kamei, psicólogo e precursor da divulgação da Psicologia Positiva no Brasil, o estado de Flow é “um estado de excelência mental, um estado de excelência, que acontece quando o indivíduo está em seu melhor desempenho”. Normalmente, o estado de Flow é percebido e sentido, quando a pessoa faz uma atividade muito prazerosa, o que repercuti em emoções positivas. Além disso, geralmente a pessoa atingi uma concentração de forma rápida e fácil, e mais se envolve inteiramente para a realização da tarefa ou atividade. E somando a isso, tem também a sensação do tempo parar, ou seja, a pessoa não percebe os minutos, as horas passarem, fica focada exclusivamente na atividade, no tempo presente.
O estado de Flow apresenta três partes importantes:
Sendo que o grande resultado para a pessoa que entra no estado de Flow é o aumento do engajamento, atingindo o patamar do alto desempenho – a excelência gerando melhores resultados.
Da mesma forma, analisando o lado da empresa existe ganhos também, visto que a consultoria americana Mckinsey, numa pesquisa realizada com 5.000 executivos, descobriu que quando os mesmos, se encontravam em estado de Flow, alegavam ser até 5 vezes mais produtivos.
Por isso, que muitas empresas se interessam na teoria do Flow e investem em treinamentos corporativos que envolvem este tema.
Agora chamo a sua atenção para os principais benefícios do Flow no meio corporativo:
Posso afirmar, como pré-requisito fundamental para entrar em Flow é – Amar e se dedicar profundamente no que se proponha a fazer, seja uma tarefa ou atividade.
Então, convido você, depois de conhecer um pouco mais sobre a teoria do Flow, a refletir: VOCÊ ATUALMENTE ENCONTRA-SE EM FLOW NO SEU TRABALHO?
Se o seu desejo é aprofundar o conhecimento sobre Flow, aqui vão algumas dicas de livros:
a) Psicologia positiva nas organizações e no Trabalho: conceitos fundamentais e sentidos aplicados / organizadores Samantha de Toledo Martins Boehs, Narbal Silva.
b) Flow the psychology of optimal Experience / Mihaly Csikszentmihalyi
c) Flow e psicologia positive: estado de fluxo, motivação e alto desempenho / Helder Kamei; participação especial José Roberto Marques
Agora, quero saber a sua opinião, se fez sentido para você este artigo. E deixe o seu comentário e assine o nosso blog para receber mais conteúdos sobre liderança e gestão de pessoas.
Um grande abraço virtual e até o próximo artigo,
Daniel Batista
Consultor, Master Coach e Treinador Corporativo