A trajetória cobiçada por muitos profissionais de chegar até uma posição ou cargo de liderança no ambiente corporativo, demanda relativamente de tempo, dedicação, autoconhecimento e atitude. Atitude esta, que é fazer o algo a mais, além do convencional, para se destacar entre os seus colegas e ser agraciado com a almejada promoção. Podemos dizer também que é uma trajetória que se constrói diariamente, passo por passo.
Esta trajetória, eu chamo de SEC (triologia da subida na montanha – sopé, encosta e cume).
SOPÉ: é a base da montanha, é o início do seu percurso. É sua entrada na empresa pela primeira vez. É também o sentimento que impulsiona em fazer algo novo num ambiente novo. Dica: a primeira impressão é a que fica, portanto se dedique desde o primeiro dia de trabalho. Comumente no início do percurso ocupa-se cargos e ou funções basicamente operacionais e ou de apoio na empresa, principalmente no início da carreira profissional.
ENCOSTA: é a subida propriamente dita na montanha. Às vezes consegue já avistar o cume deste ponto. E depois de dado alguns passos na encosta, certos profissionais conseguem conquistar uma promoção, ocupando cargos e ou funções de média liderança. Nesta etapa, podem aparecer os primeiros fantasmas da liderança. Portanto, tome cuidado, fique atento. Celebre o seu momento conquistado, assim sendo, siga firme com o olhar no horizonte em direção ao seu grande objetivo – a Alta Liderança. Dica: muito importante lembrar da equipe, dedique tempo em escutá-la e aumente a frequência de feedbacks. Retribua o que você recebeu de alguém, ou seja, crie e ofereça oportunidades para o crescimento da equipe.
CUME: continuando subindo com foco e determinação a encosta, você chegará até o cume da montanha. Aqui neste local você literalmente atingi o apogeu da sua carreira. Ocupa um cargo ou posição de Alta Liderança. Alcançado o cume, também aumenta o número de papéis e responsabilidades. Dica: dissemine em todas as esferas a cultura colaborativa da empresa, valorize e desenvolva mais pessoas, envolva-as em torno de um único propósito, e ainda incremente a ideia de trabalhar no formato de times.
Por vezes, a subida é rápida, dependendo muito da estrutura organizacional da empresa, ou seja, havendo poucos níveis organizacionais, o que hoje é uma realidade nas organizações, neste caso seria um trajeto no formato retilíneo (horizontal), invés de vertical.
Independente do modelo que você queira crescer profissionalmente, a SEC se apresenta recheada de desafios e dificuldades, exigindo constantemente de uma preparação mental. E assim, em cada etapa do percurso existem fantasmas que rondam a LIDERANÇA.
Quer saber quais são? Então, CONTINUE a leitura para descobrir e também aproveite para anotar algumas SUGESTÕES de como espantá-los.
1 FANTASMA: APOVOROSO BALÃO INFLÁVEL O balão inflável metaforicamente é o nosso Ego. Este está associado a nossa autoestima. Esta por sua vez, faz bem que esteja em alta, ainda mais no ambiente corporativo. No entanto, quando ela se encontra extremamente elevada, pode ser talvez que esteja beirando para o lado da arrogância e do egoísmo. Então o que fazer? Observe com mais atenção a reação comportamental dos seus colegas. Principalmente como eles reagem visualmente em relação as suas falas, as suas ideias e opiniões? Está afastando ou aproximando as pessoas? Neste caso, desenvolva ou resgate a empatia, a qual é uma poderosa forma para não deixar estourar o seu balão e assim evitar a sua queda.
2 FANTASMA: TERRÍVEL POLVO MARINHO
Não é porque você tem cargo ou posição de liderança que necessita participar literalmente de todas as decisões. Foque nos assuntos estratégicos. Deixe as atividades operacionais básicas e algumas complexas para a equipe executar, e também pratique mais escuta ativa paciência para com a equipe. E ainda, encoraja a equipe, dando mais autonomia para ela decidir sobre determinados assuntos, e por fim proporcione oportunidades de crescimento profissional, como por exemplo promovendo treinamentos técnicos e comportamentais. Estas ações vão deixar a sua equipe mais fluida e vão repercutir em entregas melhores de resultados.
3 FANTASMA: TRONO DO (A) IMPERADOR (A)
Não deixe a posição ou o cargo de liderança afastar você da sua equipe. Agora você está mais em evidência e será mais cobrado também por resultados. Por isso, é o momento de estreitar ainda mais os laços com a sua equipe, pois nenhuma meta é atingida isoladamente. Então apoie, distribua e receba FEEDBACKS da equipe, e também faça reuniões curtas, objetivas. E ainda, ponha a “mão na massa” junto com eles, dê o exemplo, auxilie na resolução de problemas e nas dificuldades da equipe.
4 FANTASMA: SUPER-HERÓI (HEROÍNA) INDESTRUTÍVEL Não existe líder perfeito e nem queira ser um. Você não conseguirá agradar a todos. Líder, você é vulnerável como qualquer outra pessoa. A autora e doutora Brené Brown, que é especialista no assunto, cujo o seu livro – A Coragem de Ser Imperfeito, diz que ao encarar e abraçar a vulnerabilidade, demonstra ser um ato de coragem. Sentir e falar sobre os seus sentimentos e emoções é necessário. Isto ajuda a aliviar a pressão por resultados no ambiente corporativo. Identifique pares e ou áreas da empresa com quem você possa expressar o que está sentindo e pensando. Este ato de coragem está ligado a expansão do seu autoconhecimento e da sua inteligência emocional. Portanto, baixe a guarda, tire a “vestimenta de super-herói ou heroína” e se permita se autodesenvolver.
5 FANTASMA: CAPITÃO (Ã) SOBERBA Pode ser que você demorou chegar na sonhada posição de liderança na sua empresa, entretanto você mesmo pode ofuscar o seu brilho. Em outras palavras, você se preparou tanto para este momento, aprendeu com os erros, trabalhou bastante, muito mais do que imaginava e provavelmente muitas pessoas o ajudaram, outras nem tanto, a chegar neste patamar, desta forma conserve o seu carisma. E continue agindo e sendo fiel aos seus valores, seja autêntico. Relembre das suas crenças que fortalece você. Saiba que a sua equipe quer de você uma continuidade na relação construída no percurso, baseada na confiança, na lealdade e na comunicação transparente, além da autonomia conquistada e dos espaços criados para prosseguir o crescimento do time.
E por fim, reconheça que para se manter no ponto alto (cume) do SEC, é preciso continuar aprendendo, conhecendo e compreendendo mais ainda a equipe e o meio onde você se relaciona. Nem pense que agora pode estacionar, parar. Muito pelo o contrário, é hora de ficar em constante movimento para atender as várias demandas que são pertinentes a posição ou ao cargo e trabalhar muito para entregar mais e melhores resultados.
Agora que você descobriu os fantasmas da Liderança, deixe o seu comentário se foi útil para você este artigo.
E também promova o conhecimento, compartilhando com mais 3 pessoas este artigo.
Um grande abraço virtual e lembre-se sempre de nunca esquecer disso: VOCÊ MERECE MAIS!
Daniel Batista – Treinador Corporativo