Com o ano de 2022 se aproximando, quase batendo na porta, provavelmente muitas pessoas se encontram em ritmo ainda acelerado, mesmo sendo a última semana do ano, ou quem sabe outras já se encontram num ritmo mais leve.
Independente de qual momento você se encontra, é importante planejar o próximo ano que está chegando, pois, o futuro se realiza no tempo presente.
E neste planejamento das novas metas, convido você a ficar atento as armadilhas, porque estas podem estar disfarçadas.
Vamos conhecer juntos estas armadilhas, então!
#Armadilha 1: Metas originais ou terceirizadas. Explico, lhe perguntando: Você está verdadeiramente fazendo metas para você mesmo? Ou está tentando agradar outras pessoas a sua volta, através das suas metas?
#Armadilha 2: Metas novas sem avaliação das antigas. Para saber o que deu certo ou que não se saiu tão bem, é necessário fazer uma avaliação, uma síntese do ano que está indo embora. E isto se faz abrangendo 08 pontos (estado da chegada, ações, desafios, conquistas, sentimento, bênçãos, perdão e satisfação):
#Armadilha 3: A régua muito alta. Metas traçadas com muito ousadia, mas muito ousadia mesmo. Caso não venha as atingir, isso pode gerar desmotivação, descontentamento. E como consequência, pode gerar abandono das demais metas do ano que está por vir.
#Armadilha 4: Metas vazias. Procure ao fazer as metas sendo o mais detalhista possível. Ex.: Quero correr uma maratona em 2022. Isto é exemplo de uma meta vaga, vazia. Meta cheia – Exemplo: Quero correr a maratona (nome da maratona) de “x” km (percurso total de km da maratona), na cidade (local da maratona), no mês “y” (mês que vai ocorrer a maratona) no ano de 2022.
#Armadilha 5: Deixar soltas as metas. Quero dizer que é necessário amarrar, acompanhar as metas, enxergar a sua evolução para saber se está chegando perto de alvo estipulado por você, pois se necessário adicione novas ações que ajudaram você a ir ao encontro da sua meta desejada. Crie uma rotina para acompanhar as suas metas.
#Armadilha 6: Ocultar parâmetros. Não tendo esta informação, gera inconscientemente um descompromisso com você mesmo sobre o atingimento das suas metas. A nossa mente trabalha melhor quando colocamos prazos nas entregas das atividades/metas. Porém, aqui vai uma dica, ao colocar prazo nas conclusões das suas metas que podem ser de curto, médio e longo prazo, coloque prazos que sejam confortáveis para você e que ao mesmo tempo sejam estimulantes. Então, para se ter maior comprometimento em atingir metas, se faz necessário colocar prazos de conclusão.
E finalmente lhe deixo 04 dicas para quando for estipular as suas metas para 2022 ou para os anos subsequentes:
Chego ao fim deste último artigo de 2021, lhe desejando um EXTRAORDINÁRIO ANO NOVO, repleto de TSR (Trabalho, Saúde e Realizações).
VIVA INTENSAMENTE ESTE NOVO CICLO DE 2022 E QUE SEJA O MELHOR ANO DA SUA VIDA!
E agora quero saber se este artigo agregou algo para você, deixando o seu comentário aqui embaixo.
Grande abraço virtual,
Daniel Batista – Treinador Corporativo